top of page

a evolução da estamparia

uma história das técnicas até a chegada da estamparia digital


estampar é a arte de transferir um desenho para um tecido, superfície ou qualquer outro tipo de material. pode parecer simples, mas existem diversas técnicas para se fazer isto - olha só a história que levou à estamparia digital, técnica que a kalaii tanto usa por aqui:


1. pintura com corantes naturais

antiguidade

não foi no tecido que a estamparia começou: a pintura sobre a pele e couro com corantes naturais - como o barro - foi o que deu início a essa arte. aqui, paredes também se tornam superfície para a estampa.




2. blocos de madeira

idade média

se no começo as pinturas eram feitas com as mãos, neste momento os blocos de madeira transformam-se em carimbos - recebem a tinta e são usados para estampar o desenho sobre o tecido, principalmente o linho.

3. estêncil

idade média

por meio do recorte de um molde vazado a partir de diferentes materiais e a sobreposição de várias lâminas, uma para cada cor, se forma um desenho por onde a tinta passa. só mais tarde é que surgiram os pincéis.



4. batik

século XVI

vinda do sudeste da ásia, nesta técnica a cera derretida é aplicada sobre o tecido de algodão e, em seguida, o tingimento é feito com pincel. como se formam várias camadas protegidas por cera, só algumas partes são tingidas e o efeito é uma diversidade de cores e tons. outra característica desta técnica são as ranhuras, da quebra da cera no processo.

5. cilindro

século XVII

contemporâneo aos adamascados e as sedes com pequenas figuras, esta técnica do cilindro marcou a história da estamparia. a partir daqui, o cilindro se torna instrumento importantíssimo, que dá origem a uma grande revolução na estamparia têxtil por sua eficiência e possibilidade de estampar em maior quantidade.



6. serigrafia, impressão por quadros ou silk-screen

século XX

ao esticar um tecido de trama bem fina em um bastidor e reservar algumas partes com gomas ou outros materiais para vedação, a tinta vaza pela pressão de um rodo ou espátula e, cor a cor, o desenho vai sendo formado. desde os anos 50, esta técnica foi automatizada e passou a ser bastante frequente.


7. cilindro rotativo

1962

técnica que combina o processo de cilindro com o de quadros. aqui, é como se os cilindros fossem perfurados, abrindo espaço por onde a tinte deve sair. eles giram automaticamente, em um processo industrial. cada cilindro tem uma cor e um padrão, e a estampa se forma pela composição de vários cilindros rotativos.



8. termo-impressão

1980

surgida na frança, a novidade desta técnica é coloração com corantes realizada em alta temperatura.



9. estamparia digital

final do século XX

última técnica de estampagem a ser desenvolvida, o jato de tinta ou estamparia digital – que a kalaii tanto adora! - funciona como uma impressora que permite reproduzir exatamente o desenho de uma peça à outra com uma riqueza incrível de cores, detalhes e resolução. é mais rápida, menos poluente e com maior aproveitamento dos materiais.


e não foram só as técnicas que evoluíram: os materiais e tecidos também foram sendo aprimorados. o tecido sintético, por exemplo, ampliou as possibilidades de cor e estampas. já a tecnologia trouxe mais qualidade nos detalhes, na definição das imagens e inclusive nos materiais.

cada técnica funciona para um tipo de aplicação e é isso que faz da estamparia uma arte tão interessante.

e aí, gostou da história?

a kalaii, além das estampas digitais que você pode conferir aqui, realiza no seu evento um bate-papo mais detalhado sobre a evolução da estamparia. quem é da área de moda e decoração adora - e a gente também! envie sua mensagem pra gente!



fontes das imagens: 1. ancient history lists; 2. walter g textiles; 3.cutting edge stencils; 4. paper source; 5. pinterest; 6.pinterest; 7. estamparia salete; 8. curso de sublimação; 9. estamparia salete.

bottom of page