top of page

materiais de desenho

tipo de papel, canetas, marcadores e mais: confira as escolhas da kalaii



escolher materiais para o desenho à mão é algo bem pessoal, que depende do seu gosto, da técnica e do que você deseja realizar. desde os mais simples até os mais sofisticados e específicos, existe uma infinidade de possibilidades de criação.

na kalaii a lista está sempre crescendo e, a pedidos de vocês, que nos acompanham aqui e nas redes sociais, selecionamos os materiais que têm sido usados pela Juliana, nossa diretora criativa, ao longo destes anos de desenho à mão:

papéis: 

· fabriano  bloco dos artistas (50% algodão, acid-free) 

· fabriano accademia (100% celulose ecp, acid-free) 

além de ser delicioso para trabalhar com texturas e gramaturas diferentes, os papéis fine arts da fábrica  fabriano  tem história desde 1264, quando foram usados e muito elogiados por michelangelo. sim! com eles também surgiu o processo de marca d'água e a técnica de colagem de folha em superfície usando gelatina. vale ressaltar que a marca é comprometida com energia renovável e faz uso de energia hidrelétrica autogerada.  

marcadores (ou canetinhas): 

· copic sketch 

· promarker

· prismacolor

reconhecida no mundo por sua altíssima qualidade, design e originalidade, a copic  é uma marca japonesa incrível de canetas para desenho, responsável por uma revolução na década de 80 quando lançou  marcadores à base de um solvente não compatível apenas com o toner das copiadoras - e aí um mundo se abriu para as canetas.

caneta nanquim: 

· staedtler

· pigma micron

a tinta nanquim é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura – desde cerca de 2 mil a. C. já existiam manuscritos em nanquim, sabia? ela é bem prática no manuseio, não respinga no trabalho, é opaca, dá boa cobertura e é ideal para quem quer fazer um traço uniforme no desenho.

caneta para parede: 

· ambientes internos:  posca

· ambientes externos: uni-paint

a  caneta posca  é à base de água, não tóxica e tem cores vibrantes com uma alta capacidade de cobertura, o que dá uma  pigmentação super duradoura em superfícies porosas, como o papel. como a base é de água, só é permanente se o material for poroso, como madeira, papelão, tecido, pedras, alguns plásticos e metais. e o legal é que dá para aplicar em camadas, misturar, diluir em água. já a uni paint, que é da mesma fabricante, é à base de solvente, o que a faz ser permanente e mais resistente.

também usamos:

· lápis de cor  carandache supracolor soft

· borracha staedtler

· lapiseira  pentel

que tal experimentar fazer um desenho à mão na sua casa também?



bottom of page