top of page

focus on arts: live painting e armênia

mandalas inspiradas em histórias e lugares. desta vez foi a armênia, com um live painting especial para a Juliana, diretora criativa da casa e descendente da região.


em julho desse ano, aconteceu em são paulo o AGBU focus, um evento cultural que acontece a cada dois anos em uma cidade diferente, reunindo jovens armênios do mundo todo para promover experiências sociais, culturais e profissionais. e quem estava lá? a kalaii.


com um convite muito especial para fazer um live painting que rolou no bona, uma casa de música em pinheiros. a partir da criação da arte ao vivo no evento, surgiu a ideia de desenvolver mandalas inspiradas em lugares já visitados na armênia, país que além de trazer para o brasil jovens de 26 nacionalidades, é o lugar de origem da família da Juliana e terreno fértil para contar muita história.


tem mais: quem participou podia levar para casa um print de uma das três mandalas exclusivas para esse evento.

a primeira foi inspirada em noravank, um mosteiro do século XIII que é referência às igrejas. a armênia foi a primeira nação a adotar o catolicismo como religião oficial.


a segunda tem forma trazida do cascade, uma gigantesca escadaria em yerevan, capital armênia. ao longo da estrutura se encontram jardins e fontes, e no interior está o museu cafesjian de arte moderna.


a última, foi baseada no tsitsernakaberd, monumento dedicado às vítimas do genocídio armênio de 1915. composto por doze grandes pedras que representam cada província perdida para o atual território da turquia, sua posição inclinada simboliza uma mãe armênia que chora por seus filhos mortos. dentro dessas pedras, existe a chama eterna, símbolo desta história.


as mandalas criadas para o AGBU Focus tiveram sua renda revertida para o programa AGBU W.E., iniciativa que fornece um ciclo completo de apoio a mulheres empreendedoras na armênia. "como mulher, descendente de armênios e empreendedora, não precisa nem dizer o quão especial foi fazer parte disso, né?”, conta Juliana.


ficou curiosa pra ver o resultado? essas mandalas estão disponíveis no nosso portfólio, carregadas de toda esta história.

bottom of page